Serviço de Qualidade do Leite

O antibiograma é uma ferramenta que assume grande importância quando se fala na qualidade do leite produzido nas explorações. O antibiograma é um teste que visa medir a sensibilidade ou resistência de uma ou mais linhagens de bactérias isoladas. É um teste realizado in vitro com recurso a meio de cultura e discos de difusão de antibiótico. Posteriormente, e com base numa tabela de teste de suscetibilidade, comparam-se os resultados e conclui-se a eficácia de cada antibiótico em inibir o crescimento das bactérias cultivadas.

Após os procedimentos para a identificação bacteriana é necessário realizar o antibiograma por vários motivos: os diferentes tipos de bactérias, na maioria das vezes, requerem um tipo específico de tratamento; existem bactérias que apresentam resistências às terapias convencionais usadas nas explorações; certas bactérias, por serem altamente contagiosas e provocarem danos irreversíveis aos animais, é importante que o produtor tenha conhecimento da sua existência na exploração (animais infetados) para não contaminar os restantes animais da mesma.

Tenha úberes sãos na sua exploração, faça antibiogramas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Meio Mueller-Hinton com discos de difusão de antibióticos.

  • Quem Somos

    Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses

     

    Associação sem fins lucrativos, destinada a informar e contribuir para a valorização técnica, empresarial e cultural dos Jovens Agricultores Micaelenses.

     

  • Tempo em PDL

  • Simulador de Leite

  • Preços Gasóleo

    Preços 28 fevereiro 2017

    Normal – 1.18€

    Agrícola – 0,68 €

Bem Vindo À

Associação de Jovens Agricultores Micaelenses