PSD/Açores propõe estudo sobre custos de produção de leite

António Almeida, deputado do PSD/Açores, fez chegar ao parlamento uma proposta que vise a “avaliação rigorosa” dos custos de produção de leite em todas as ilhas. A medida pretende garantir que as políticas públicas conduzam ao aumento de rendimento e competitividade dessas atividades.

No projeto de resolução entregue pelo partido, pode ler-se que “é premente o estudo atual do custo de produção por litro de leite”. Nesta “avaliação rigorosa”, deve ter-se em conta “não apenas a dimensão das explorações leiteiras, mas também o modelo de exploração e de produção e a ilha onde se situa”.

Para António Almeida, se não houver este conhecimento aprofundado sobre os custos de produção, “não será possível adequar as políticas aos objetivos pretendidos”. Pela “imprevisibilidade” do mercado, é necessária uma “atenção exigente, especializada e adequada”.

Desta forma, a proposta recomenda uma parceria com a Universidade dos Açores (UAc) para a elaboração de estudos “adequados”, onde “a avaliação quantitativa e qualitativa das explorações leiteiras dos Açores, e em cada ilha, é determinante para a assunção de medidas de reestruturação, de mitigação de fatores influenciadores dos resultados e da condição de vida dos produtores e da competitividade das indústrias”.

O deputado social-democrata considera, de igual forma que, graças a “quebra acentuada e sistemática no rendimento dos produtores” obriga, assim, ao estudo aprofundado de fatores que condicionam a eficiência económica e a competitividade dessas empresas.

  • Quem Somos

    Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses

     

    Associação sem fins lucrativos, destinada a informar e contribuir para a valorização técnica, empresarial e cultural dos Jovens Agricultores Micaelenses.

     

  • Tempo em PDL

  • Simuladores

  • Preços Gasóleo

    Preços 1 Setembro de 2020

    Normal – 1.105€

    Agrícola – 0.0623 €

Bem Vindo À

Associação de Jovens Agricultores Micaelenses