Pais da raça Holstein moderna

A raça Holstein tornou-se dominante nos países que produzem biliões de litros de leite. A inseminção artificial tornou o processo de melhoramento mais rápido mas a diversidade genética diminuiu.

O genoma dos bovinos consiste em 30 pares de cromossomas. Dois destes cromossomas são sexuais, o X e o Y. Os machos têm um Y e um X e as fêmeas XX. Isto significa que cada macho filho do mesmo reprodutor possui um cromossoma Y igual ao pai. Deste modo, a seleção dos touros fez com que poucos se tornassem reprodutores e a diversidade de genes do cromossoma Y é muito limitada. Estudou-se 62000 touros reprodutores da raça e verificou-se que descedem de apenas dois touros ancestrais. Uma vez que a fertilidade está amplamente relacionada com o cromossoma Y, estudaram-se mais 22000 touros de outros países no sentido de se poder reverter a baixa fertilidade e não foi encontrada a diversidade desejada nestes genomas.

  • Quem Somos

    Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses

     

    Associação sem fins lucrativos, destinada a informar e contribuir para a valorização técnica, empresarial e cultural dos Jovens Agricultores Micaelenses.

     

  • Tempo em PDL

  • Simulador de Leite

  • Preços Gasóleo

    Preços 1 janeiro 2018

    Normal – 1.23€

    Agrícola – 0,72 €

Bem Vindo À

Associação de Jovens Agricultores Micaelenses