Do nascimento ao desmame

A criação de novilhas representa o segundo maior custo numa exploração, à volta dos 20%, a seguir à alimentação.

Segundo estudos efetuados, a data para o primeiro parto que melhor se enquadra numa exploração leiteira é 22-24 meses.

Após o parto, o objetivo é que os vitelos dupliquem o seu peso em 8-10 semanas. Para um vitelo com 45kg à nascença, significa que tem de aumentar 0.8kg por dia. Para tal, o ideal seria pesar os vitelos para avaliar a sua performance durante o seu aleitamento. Após a administração do colostro, que deverá ser 10% do peso vivo e, se possível, nas primeiras 4 horas após o nascimento, os animais deverão consumir em média 6 litros de leite por dia.

É muito importante promover o arranque com a alimentação de sólidos para o desenvolvimento físico e microbiano do rúmen para que o animal comece a digerir as fibras quanto antes. Os carboidratos administrados são muito importantes pois produzem-se ácidos gordos voláteis da sua fermentação, nomeadamente, o ácido propiónico e o butírico são cruciais para o desenvolvimento das papilas do rúmen que estão relacionadas com a absorção dos nutrientes. Às três semanas deverá ser administrado 300g/dia de amido de cereais proteína de boa qualidade e fibra pouco digerível. As recomendações atuais são de 4% dos sólidos em forragem. As partículas devem ser de 2.5 cm e conter mais de 65% NDF. A forragem vai permitir a ruminação que por sua vez fará com que o pH ruminal fique à volta de 6. O desmame deverá ocorrer à volta dos 45 dias com a redução gradual do leite e o aumento dos alimentos forrageiros.

 

 

 

 

 

 

  • Quem Somos

    Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses

     

    Associação sem fins lucrativos, destinada a informar e contribuir para a valorização técnica, empresarial e cultural dos Jovens Agricultores Micaelenses.

     

  • Tempo em PDL

  • Simulador de Leite

  • Preços Gasóleo

    Preços 1 janeiro 2018

    Normal – 1.23€

    Agrícola – 0,72 €

Bem Vindo À

Associação de Jovens Agricultores Micaelenses