Açores produzem mais queijo e reduzem volume de leite de vaca UHT, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que, de acordo com os dados dos primeiros sete meses deste ano, as indústrias de lacticínios dos Açores estão a apostar no aumento da produção de queijo, por contraponto com a diminuição do volume de leite UHT para consumo público, numa fase em que a produção primária de leite está praticamente estabilizada.

“Os dados relativos ao primeiros sete meses do ano indicam que foram produzidos nos Açores mais 1.500 toneladas de queijo do que em igual período de 2018, o que significa um crescimento de 8%”, adiantou João Ponte, acrescentando que, no caso do leite UHT, registou-se um decréscimo de 9,5 milhões de litros de leite, ou seja, menos 10%.

Estes indicadores, que são positivos, visto que há claramente uma aposta num produto de maior valorização, ocorrem numa altura em que se registou nos primeiros oito meses deste ano uma diminuição da produção de leite nos Açores de 0,44%, face ao período homologo de 2018, ou seja, foram produzidos menos 1,9 milhões de litros de leite.

Quando comparado com o todo nacional, verifica-se que, apesar de os Açores representarem 34% da produção de leite, são responsáveis apenas por 19% do leite UHT e 53% do queijo produzido no país.

“Estes indicadores dão conta de um trajeto de afirmação de um setor estratégico para os Açores que importa continuar a consolidar e aprofundar, com uma aposta clara na inovação e em produtos de maior valor acrescentado, mas que não está isento de desafios”, referiu João Ponte.

“É necessário prosseguir o trabalho em curso no sentido de assegurar uma maior valorização das produções agrícolas e um melhor rendimento aos produtores”, frisou o Secretário Regional.

 

  • Quem Somos

    Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses

     

    Associação sem fins lucrativos, destinada a informar e contribuir para a valorização técnica, empresarial e cultural dos Jovens Agricultores Micaelenses.

     

  • Tempo em PDL

  • Simulador de Leite

  • Preços Gasóleo

    Preços 1 janeiro 2018

    Normal – 1.23€

    Agrícola – 0,72 €

Bem Vindo À

Associação de Jovens Agricultores Micaelenses