Leite dos Açores “é bom para a saúde e recomenda-se…”

Natália-N

 

"Será que os Estados Unidos da América eliminaram mesmo o leite do Guia de Alimentação Saudável? Não eliminaram. Apenas aconselham consumir com moderação (2 a 3 copos por dia). Nós também. Será que estamos a falar do mesmo leite? Não. Estão a falar de um leite produzido em estábulo, ainda assim importante para a alimentação, mas que tem de ser consumido com muita moderação, tendo em conta o tipo de gordura que o compõe e os métodos de produção”, declarações da dietista Natália Ponte.
A dietista do Hospital do Divino Espírito Santo, Natália Ponte, afirmou na cerimónia da entrega dos prémios ‘Produtor de Excelência 2014’, promovida pela Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, que “o leite dos Açores é bom para a saúde e recomenda-se”.
Numa intervenção que contraria campanhas que põem em causa o consumo de leite baseadas em estudos que não dizem exactamente o que se escreve, Natália Ponte explica como o leite dos Açores, de vacas que se alimentam, sobretudo de pastagens, tem características que combatem o cancro. Um texto que publicamos na íntegra:
“A Universidade de Havard, após vários estudos, decidiu ‘eliminar’ o leite do ‘Guia da alimentação saudável’ argumentando que ‘o consumo elevado de leite está associado a um maior risco de cancro da próstata e, possivelmente, de cancro do ovário’”.
Outro dos argumentos é que ‘os altos níveis de gordura saturada na maioria dos lacticínios e os componentes químicos da sua produção tornam-no num alimento a evitar, devendo ser substituído por legumes verdes (couves, repolho, brócolos, etc.), soja enriquecida e grãos de várias espécies para se obter o cálcio necessário e de qualidade’.
É, certamente, uma notícia preocupante que nos faz pensar se fazemos bem ao insistir que beber leite é bom.
Será que é uma ‘aberração’ o seu humano beber leite de vaca?
Na pré-história, logo no início da sedentarização dos povos, os animais foram coabitando com os povos nos locais onde estes se fixaram. Talvez por necessidade de sobrevivência ou por escassez de outros alimentos, começou-se por comer/beber tudo o que estava disponível.
‘…Nas grandes navegações os animais iam a bordo para fornecer leite e carne para a viagem…’.
Beber leite após o período de lactação foi um hábito adquirido pelos seres humanos ao longo da história. Na realidade, o ser humano é o único mamífero que consome leite de outra espécie e que o continua consumindo após o desmame.
Segundo alguns estudos, ocorreram adaptações genéticas em diferentes momentos e civilizações que promoveram a capacidade de os humanos adultos digerirem os componentes do leite.
O organismo humano tem o aparelho digestivo adaptado para metabolizar diferentes tipos de alimentos. Somos omnívoros.
Será que é uma aberração o ser humano beber leite de vaca? Não. Ao longo dos tempos, o leite tem-se mostrado um produto muito importante para a alimentação do ser humano (perfeitamente tolerado e trás muitos benefícios).
Será que o leite é todo igual? A composição do leite varia com a raça, o período de lactação, a época do ano e a alimentação dos animais.
A gordura do leite é o constituinte que mais sofre variações em função da alimentação e é também a característica que mais diferencia e valoriza os produtos lácteos.
Um leite produzido a partir de animais alimentados à base de pastagens, apresenta uma composição em ácidos gordos mais saudáveis.
O leite é rico em ácidos gordos trans. Os AGT são prejudiciais à saúde mas os que proveem da gordura do leite diferem amplamente dos AGT encontrados em produtos de origem industrial. O principal AGT da gordura do leite, o ácido vacênico e é parcialmente convertido em ácido linoleico conjugado (CLA) nos tecidos humanos.

Leite contra
envelhecimento
e ajuda a emagrecer

Vários estudos têm demonstrado o efeito benéfico do CLA na saúde humana como antioxidante no combate aos radicais livres e, desta forma, a reduzir o envelhecimento e também a inibir a síntese de gordura, ajudando ainda a emagrecer.
Será que o leite é todo igual? Não. Pode-se afirmar que o leite de vacas que se alimentam de pastagem é seguramente diferente do leite proveniente de vacas que se alimentam em estábulo.
Será o leite, assim, tao prejudicial para a saúde do ser humano? O leite é um produto da ordenha de um mamífero, composto basicamente por água, gordura, proteínas, lactose, vitaminas e sais minerais”.
O leite é considerado um alimento bastante rico, uma vez que é uma importante fonte de proteínas, vitaminas (especialmente A, B1 e D) e de cálcio, sendo este elemento fundamental para a formação óssea.
O teor do cálcio e fósforo do leite é vital para a formação de ossos e dentes, sendo especialmente importante durante a infância e adolescência para assegurar um crescimento ósseo adequado.
É também importante na idade para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fracturas. Além disso, a quantidade de vitamina D facilita a absorção e fixação do cálcio.
O conteúdo de vitaminas do complexo B é importante para diversos processos metabólicos. E a vitamina B12 é benéfica para a saúde cardiovascular.
O leite fornece proteínas de boa qualidade (AVB), cálcio e fósforo na proporção adequada a ser absorvido pelo organismo e muitos outros nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano.

Leite “é muito rico e deve
fazer parte de uma
alimentação saudável”

Será o leite tão prejudicial para a saúde do ser humano? Não. O leite é um alimento muito rico que deve fazer parte de uma alimentação saudável associado a um estilo de vida saudável.
Será que o leite produzido nos Açores é igual ao leite produzido em outros locais?
“As vacas que se alimentam em pastagens, ingerem um microorganismo chamado ‘Butivibrio fibrisolvens’ que se aloja num dos estômagos da vaca, o rumem, e altera a posição das duplas ligações do ácido linoleico existente em algumas ervas da sua alimentação e produzem leite com valores de ácido linoleico conjugado (CLA) mais elevados do que aqueles oriundos de animais que se alimentam, essencialmente, de silagem e concentrados”. (In Correio dos Açores, 29 de Novembro de 2015).
A gordura do leite proveniente de uma alimentação baseada na pastagem possuiu o triplo ou o quádruplo de CLA em comparação com o leite de vacas alimentadas com rações, e 8 a 9 vezes mais carotenos (pigmentos aos quais são atribuídas propriedades benéficas para a saúde humana).
O CLA confere vários benefícios para a saúde como a prevenção da obesidade; da diabetes tipo 2; do cancro; melhora a fixação de cálcio nos ossos; diminui a qualidade de LDL – colesterol diminuindo assim o risco de acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas.
As características únicas da gordura do leite, são consistentes com um número cada vez maior de evidências científicas mostrando que o consumo de produtos lácteos ‘gordos’, como parte de uma dieta equilibrada, não está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares.
Como se isso não bastasse, o CLA é capaz de inibir o mecanismo que leva o nosso corpo a acumular gordura e até faz com que este use as nossas reservas de gordura como fonte de energia. E ainda faz com que uma maior proporção dos nutrientes seja redirecionada para a produção de proteína, o que permite reduzir o teor de gordura no leite e na carne.
Assim, podemos afirmar que se pode produzir leite capaz de melhorar a saúde da população (leite rico em CLA). Para isso basta que a alimentação dos animais seja basicamente pastagem.
Será que o leite produzido nos Açores é igual ao leite produzido noutros locais? Não. O leite produzido nos Açores, na Irlanda e na Nova Zelândia, possuem teores em CLA (1,33% tAG) muito superior a outros estudos (continente português 0,45%).

EUA limitam consumo
a três copos de leite por dia
e o leite açoriano é melhor

Será que os Estados Unidos da América eliminaram mesmo o leite do Guia de Alimentação Saudável? Não eliminaram. Apenas aconselham consumir com moderação (2 a 3 copos por dia). Nós também.
Será que estamos a falar do mesmo leite? Não. Estão a falar de um leite produzido em estábulo, ainda assim importante para a alimentação, mas que tem de ser consumido com muita moderação, tendo em conta o tipo de gordura que o compõe e os métodos de produção.
Será que o leite é assim tão prejudicial à saúde? Pelo contrário. Podemos afirmar que o leite produzido nos Açores para além de ser bom alimento traz muitos benefícios para a saúde.
E relativamente aos componentes químicos da sua produção? Podemos afirmar que se respeitarmos as indicações na adubagem dos terrenos, na dose dos suplementos alimentares, e dos períodos de segurança dos tratamentos, esta questão, para nós, nunca será uma preocupação.
Certamente ficamos mais contentes não só com o facto do leite não ser retirado da alimentação humana como até por sabermos que o leite é um alimento aconselhado para manter e melhorar a saúde do ser humano.
E ainda por podermos afirmar que, nos Açores, se produz leite capaz de melhorar a saúde e de prevenir algumas doenças. A resposta para a longevidade com qualidade de vida está nos hábitos alimentares com menos produtos industrializados e aditivos químicos e o retorno ao consumo de alimentos mais saudáveis, existentes na natureza, como é o caso do leite de vaca.
O leite que se produz nos Açores é bom para a saúde e recomenda-se”.

 

Fonte: Correio dos Açores

  • Quem Somos

    Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses

     

    Associação sem fins lucrativos, destinada a informar e contribuir para a valorização técnica, empresarial e cultural dos Jovens Agricultores Micaelenses.

     

  • Tempo em PDL

  • Simuladores

  • Preços Gasóleo

    Preços 1 Abril de 2025

    Gasóleo Normal – 1.489 €

    Gasóleo Agrícola – 1.118 €

    Gasolina S/Chumbo 95 – 1.580 €

Bem Vindo À

Associação de Jovens Agricultores Micaelenses