IROA promete 15 quilómetros de caminhos agrícolas e luz para 33 explorações agrícolas

O Presidente da IROA, Ricardo Silva, anunciou ontem que este ano serão construídos, beneficiados ou reabilitados mais de 15 quilómetros de caminhos agrícolas em sete das nove ilhas dos Açores, adiantando que o arquipélago conta já com uma rede de 314 quilómetros de caminhos agrícolas.

Ao nível da electrificação, adiantou que o investimento previsto vai contemplar 33 explorações agrícolas e, no que diz respeito abastecimento de água, estão previstas intervenções em oito das nove ilhas, de modo a au-mentar a capacidade de armazenamento, abastecimento directo às explorações e melhoria do sistema de captação e adução.

Nesta conferência de Imprensa, o Secretário da Agricultura e Florestas informou que existe actualmente nos Açores uma capacidade de armazenamento de água de quase meio milhão de metros cúbicos, 190 postos de distribuição, uma extensão da rede de água de 523 quilómetros, 3.600 ramais e cerca de 400 explorações electrificadas.

Relativamente às reformas antecipadas, para as quais a IROA orçamentou 420 mil euros este ano, João Ponte manifestou satisfação pelo facto da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 poder ter uma resposta diferente do que sucede actualmente.

“As reformas antecipadas até determinada altura eram financiadas por fundos comunitários, mas depois deixaram de ser. O último sistema de incentivos (à reforma antecipada) é regional, daí que, no âmbito da PAC pós 2020, verificamos, com satisfação, que esta é uma matéria que pode ter uma resposta diferente”, afirmou João Ponte, alegando que “o rejuvenescimento do sec-tor agrícola faz-se com a entrada de mais jovens, mas também com uma saída digna dos agricultores mais velhos”.

Por seu lado, o presidente da IROA disse ainda que, no âmbito dos incentivos à aquisição de terras, anterior-mente denominado Sistema de Apoio ao Crédito para Aquisição de Terra (SICATE) e agora Regime de Incen-tivo à Compra de Terras Agrícolas (RICTA), está cabi-mentada em 2018 uma verba superior a 516 mil euros.

Entre 2001 e 2017 foram aprovas 381candidaturas ao SICATE/RICTA, que representam 25 milhões de euros de investimento feito pelos agricultores no alargamento das suas propriedades e 1.894 hectares de área agrícola transaccionad

  • Quem Somos

    Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses

     

    Associação sem fins lucrativos, destinada a informar e contribuir para a valorização técnica, empresarial e cultural dos Jovens Agricultores Micaelenses.

     

  • Tempo em PDL

  • Simulador de Leite

  • Preços Gasóleo

    Preços 1 janeiro 2018

    Normal – 1.23€

    Agrícola – 0,72 €

Bem Vindo À

Associação de Jovens Agricultores Micaelenses